Ajudamos distribuidora agro de +R$200m de faturamento a construir sua convicção sobre sua 1ª aquisição
Contexto
- Distribuidora de produtos agrícolas, familiar, com mais de 20 anos de atuação e faturamento +R$ 200m, contemplando sua primeira aquisição
- Fundadores inclinados a colocar uma oferta não vinculante para aquisição de concorrente direto, mesmo sem fatos e dados para tomada de decisão
Neste contexto, a empresa precisava:
- criar convicção para seguir em frente ou abortar a transação
- obter entendimento sobre o valor da empresa-alvo e suas principais alavancas de criação de valor
- entender o valor das sinergias entre os dois negócios e riscos de não materialização
Trabalho realizado
- Entendimento sobre onde a empresa-alvo cria ou destrói valor
- Modelagem de diferentes cenários e sensibilidades, usando diferentes metodologias
- Quantificação do intervalo de valor para a empresa-alvo, de forma isolada e sem qualquer sinergia com a distribuidora de produtos agrícolas
- Interações com os assessores do vendedores para destrinchar todos os aspectos da empresa-alvo e com potencial impacto no valuation (mercado, comercial, operações, financeiro, etc)
- Criação de hipóteses de sinergias vis-à-vis expectativas dos compradores e realidade da empresa-alvo
Resultados obtidos
Demonstrado após nossas análises que:
- a aquisição não traria as sinergias esperadas para o comprador
- o valor da empresa-alvo estava muito acima do desejado pelo comprador
- as condições financeiras da empresa-alvo eram muito piores que esperada pelos compradores
- Desta forma, nosso cliente criou convicção para:
- não seguir em frente com esta aquisição
- continuar buscando de forma seletiva oportunidades com melhor retorno para o seu capital